Mesa da Câmara e Comissão da Transparência anunciam ações

Reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27 de março
Mesa da Câmara e Comissão da Transparência anunciam ações

Por: Silvia Morais - Fotos: Allan S. Ribeiro

A Mesa Diretora da Câmara e a Comissão Permanente de Transparência anunciaram nesta terça-feira quatro ações de transparência a serem implantadas na Casa de Leis.

Com a presença dos vereadores Fabiano Guimarães (DEM), representando a Mesa Diretora, Luciano Mega (PDT), presidente da Comissão da Transparência, André Trindade (DEM), Jean Coraucci (PDT), Otoniel Lima (PRB), e Boni (REDE), o coordenador administrativo Jonatas Souza e representantes da empresa responsável pela implantação do sistema de dados, explicaram que quatro ações de transparência que já foram efetivadas.

Das 28 ações contidas referentes à transparência da Casa, duas foram implantadas em 2017, e a Mesa está acelerando o processo, com o objetivo de até a metade do ano, todas as ações estejam implantadas.

Durante a apresentação, foi exposto que as medidas 5, 6, 10 e 15 do cronograma, já se encontram em fase de transição, aguardando a Coderp lançar no sistema, para toda população ter à disposição dados relacionados à transparência.

A divulgação do responsável pelo Controle Interno, da equipe, e relatório anual das atividades realizadas. Atribuição de funções, definição de auditoria, com agenda de trabalhos divulgada e aprovada pela direção da Casa; restos a pagar processados e não processados (saldo, movimento do saldo), sendo possível comparar a partir de janeiro de 2017 a evolução do saldo mês a mês; listar pagamentos feitos a fornecedores em determinado período, discriminando nas linhas os diversos títulos com nome, CNPJ/CPF, valor pago, data do empenho, data da compra, data da liquidação, data de pagamento. Consulta por status, foram as ações apresentadas.